Ortopedia em cães
Ortopedia em cães
26 de abril de 2019
Toldos para Garagem
Toldos para Garagem
26 de abril de 2019
Luxação Patelar Em Cães

Luxação Patelar Em Cães

Luxação Patelar em Cães é uma doença ortopédica que acomete os cães causando o desencaixe das articulações dos joelhos, pode ser de origem congênita ou traumática (atropelamento, queda, fratura). A Luxação Patelar ocorre devido a perda de intimidade articular da patela junto ao fêmur e tíbia.

Luxação Patelar congênita é uma doença ortopédica muito comum em cães de pequeno porte, mas pode acometer cães de qualquer raça.

As raças caninas mais acometidas pela Luxação Patelar em Cães são: Yorkshire, Poodle, Shih tzu, Lhasa Apso e Daschund.

Os cães podem apresentar quatro diferentes graus de Luxação Patelar, mas a maioria apresenta um grau mais; leve da luxação com sinais de dor, claudicação (manqueira) e dor muito inconsistentes.

Luxação Patelar predispõe o cão a desenvolver uma degeneração articular denominada artose; assim pode ocorrer o agravamento da dor e até a falta de apoio.

O diagnóstico da Luxação Patelar é clínico, ou seja, o médico veterinário treinado consegue através de uma simples; manobra do joelho diagnosticar a Luxação Patelar. O exame radiográfico pode auxiliar para avaliar o grau de artrose.

Os primeiros sintomas de Luxação Patelar são a dor e a manqueira intermitente, principalmente durante caminhadas e exercícios. Cães que apresentam um grau leve de Luxação Patelar; podem reduzir ou encaixar novamente a patela apenas com a extensão do membro.

É muito comum o diagnóstico tardio, pois a maioria dos cães são assintomáticos devido; a maior incidência ser de grau leve de Luxação Patelar.

O tratamento da Luxação Patelar é cirúrgico, onde é realizado uma reconstrução articular do sulco troclear e ligamentos. Os resultados são muito satisfatórios.

O período de recuperação ocorre dentro de 30 dias. Após a alta estes cães que apresentam Luxação Patelar não vivem com restrições.

Os comentários estão encerrados.