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“Se, ao passar por uma rua comercial ou depois de entrar em uma determinada loja, uma pessoa adquire um produto que não havia planejado, o Visual Merchandising conseguiu seu objetivo.”

TONY MORGAN ( Visual Merchandising: Vitrines e Interiores Comerciais, 2ª edição, 2017)
O contexto da imagem é um banner enorme representando o Visual Merchandising, com uma mulher sendo retratada de modo abstrato nas cores primárias.
Aplicação do Visual Merchandising

Desde que o mundo se definiu como sociedade, é utilizado diversas estratégias para atrair consumidores. Isso vai desde o açougueiro que exibe as suas melhores carnes até o jornaleiro com as manchetes do dia, essa exposição pode ser definida por: Visual Merchandising.

Afinal, o que é este conceito tão usado no Marketing e Publicidade? É uma estratégia que tem como proposta chamar a atenção do cliente “apelando” visualmente, e oferecer uma experiência de sentimentos, já que a intenção é fazer o consumidor ter uma boa impressão no primeiro contato.

Esse conjunto de técnicas, vem de muito tempo atrás, já na década de 30 as lojas tentavam atrair pessoas, utilizando-se de métodos criativos para atingir esse objetivo. Conforme o passar do tempo, abordagens mais populares, como por exemplo, o uso de materiais impressos e decorativos, para acompanhar as tendências sociais e consequentemente vender mais.

O Visual da minha loja ajuda a alavancar as vendas?

Consumidores não são só influenciados apenas pelo preço e a funcionalidade de um produto. Existe muitos outros pontos, que impactam na decisão final, e uma delas é a experiência do usuário em relação ao produto.

A imagem retrata uma imagem do início do Visual Merchandising, na década de 30. Uma vitrine com diversos manequins e uma multidão à sua frente.
Imagem do início do Marketing na Década de 30

Por isso, todo o visual da sua empresa deve ser cuidadosamente pensado, desde o nome, logotipo, cores e decoração interna. O Visual Merchandising deve ser encarado como um aliado. Seu impacto gerado é tão grande que, segundo uma pesquisa realizada pelo SEBRAE, 80% das decisões de compra acontecem ainda na vitrine, e a reformulação dessas vitrines podem aumentar em até 25% as vendas.

Dicas para turbinar o seu Visual Merchandising

Como pudemos ver, o Visual Merchandising, é capaz de gerar ótimos frutos ao seu negócio, então, separamos alguns tópicos para que você também consiga extrair o melhor do seu estabelecimento.

A imagem retrata o Visual Merchandising de uma franquia de cafeterias, por meio de um enorme banner.
Marketing de uma franquia de cafeterias

Invista no layout e ambientação

Primeiramente, você deve entender o seu negócio e entender que de acordo com a sua proposta, isso precisará se refletir na arquitetura e decoração interior do local. Então, comunique-se bem com o consumidor, ajudando a envolvê-lo e fortalecerá a experiência do seu negócio.

Estimule os sentidos do seu consumidor

O Visual Merchandising explora diversas formas de marcar o cliente por meio de estímulos, físicos ou psicológicos. Dessa forma, explora-se a audição, a visão, o olfato e o paladar, se tornam chaves para causar o famoso primeiro impacto com o consumidor.

Deixe o ambiente mais leve e confortável

Todo local precisa ser confortável em todos os sentidos, de modo que seja agradável para o cliente estar ali. Por exemplo, os espaços devem ser amplos para que a locomoção, não cause incômodos durante a experiência de visita ao negócio.

Espero que com essas dicas, o seu negócio seja um sucesso, afinal, é para isso que existe o Visual Merchandising.

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