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A locação de Equipamentos sempre ofereceu benefícios. Mas será que é a melhor escolha? Diversos empreendedores se perguntam se esta é a saída ideal. A fim de que se esclareça suas dúvidas, sigam com a gente.

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Compra ou Locação de equipamentos variam conforme os casos

Para escolher isso entramos em vários fatores que devem ser analisados. Estes são prazo da obra, custo, risco de ociosidade, estratégia da construtora e valor de revenda.

Porém ocasionalmente, o aluguel de equipamentos para obras é uma opção mais viável e que está em crescimento. Já que a locação é prática, segura, muito vantajosa e ampla; Uma vez que agrega tanto para construtoras quanto profissionais autônomos.

Certo, mas qual é melhor?

Cada empresa possui uma estratégia, com isso, decidem se preferem investir em equipamento tornando-o um ativo e possibilitando sua gestão; Mas também de alugar e conduzir cada empreendimento de modo individual.

Segundo Paulo Oscar Auler Neto, vice-presidente da Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração e superintendente de aquisição de equipamentos da construtora Norberto Odebrecht, no caso de prédios isolados, a compra somente será viável se a aplicação for superior a oito meses ou um ano, do contrário a locação tende a ser mais atrativa.

“Em casos especiais, em que a raridade do equipamento faz com que os preços praticados estejam acima do razoável, a compra pode ser uma boa alternativa”, orienta.

Como funcionam estes casos ?

Contudo, não podemos afirmar uma fórmula ideal, cada empresa deve apresentar suas próprias soluções. Porém, recomenda em obras de edificações com prazo de execução entre 12 e 18 meses, a locação de gruas, torres e elevadores podendo ser a melhor alternativa. Os equipamentos de menor porte, como andaimes, furadeiras, lixadeiras, betoneiras elétricas, guinchos e bombas d’água devem ser adquiridos. “Uma política interessante é negociar com o fornecedor uma opção de recompra dos equipamentos menores ao final da obra”, diz.

Ele orienta ainda que, em complexos maiores, como condomínios de edifícios ou mesmo de casas, a produção de concreto via aquisição de uma central de concreto pode ser a alternativa mais econômica do que contratar empresas concreteiras. No caso de decidir pela locação, a melhor alternativa é negociar de acordo com as necessidades, pois a empresa pode se ajustar a eventuais mudanças de engenharia ou de cronograma, além de poder explorar mais as oportunidades do mercado.

CUSTO X QUALIDADE

Vale ressaltar que nem sempre o que é barato é bom, então a escolha dos fornecedores deve exigir cautela. A responsabilidade do vendedor com o equipamento e a boa qualidade destes são os requisitos mais importantes.

Antes de adquirir qualquer coisa é sempre recomendado fazer uma pesquisa de mercado entre os clientes da empresa; A fim de analisar avaliações sobre o produto. Sobretudo, ainda recomendamos uma visita técnica nas instalações da empresa. “A garantia de entrega é fundamental, bem como a de performance dos equipamentos de maior porte. Outra medida aconselhável é registrar nos acordos comerciais que o fornecedor cumpre a legislação vigente, em especial as Normas Regulamentares”, reforça.

Auler Neto diz que o segredo da boa negociação é a busca do equilíbrio. “O valor ideal de um equipamento é aquele que reúne a qualidade desejada pelo menor preço. O melhor preço nem sempre é o mais barato”, conclui.

Conclusão

Sem dúvida quando tratamos de dinheiro necessariamente requirimos uma análise antes de gastá-lo; Independente de valor, é sempre bom economizar em todos sentidos. Portando, sempre certifique-se de estar fazendo escolhas certas tanto para você quanto para seu negócio.

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