Indústria de Cimento
Indústria de Cimento
27 de março de 2020
Cimento
Cimento
27 de março de 2020
Cal

Tipos de cal e manuseio:

A maioria da cal produzida no Brasil resulta da calcinação de calcários/dolomitas metamórficos de idades geológicas diferentes; geralmente muito antiga (pré-cambriana) e possui pureza variável. Sendo assim a cal proveniente de calcário sedimentar e de concheiro natural recentes participam de maneira subordinada na produção.

O principal produto da calcinação das rochas carbonatadas cálcicas e cálcio-magnesianas é a virgem, também denominada viva ou cal ordinária.

Sendo assim o termo virgem é o consagrado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, de fato para designar o produto composto predominantemente por óxido de cálcio e óxido de magnésio, resultantes da calcinação, à temperatura de 900 a 1200°C, de calcários, calcários magnesianos e dolomitas.

Sobretudo a virgem é classificada conforme o indicado abaixo:

  • Cálcica: óxido de cálcio entre 100% e 90% dos óxidos totais presentes;
  • Virgem magnesiana: Teores intermediários de óxido de cálcio, entre 90% e 65% dos óxidos totais presentes;
  • Virgem dolomítica: teores de cálcio entre 65% e 58% dos óxidos totais presentes.

cal hidratada é outro tipo muito comum no mercado. Ela é composta por um pó de cor branca resultante da combinação química dos óxidos anidros da cal virgem com a água. É classificada conforme o hidróxido predominante presente ou melhor, de acordo com o que lhe dá origem a cal hidratada cálcica; hidratada magnesiana; cal hidratada dolomítica.

Utilização:

Sobretudo é muito utilizada na construção civil; indústria cerâmica; siderúrgica e farmacêutica como agente branqueador ou desodorizador. Contudo na agricultura, o óxido de cálcio é usado para produzir hidróxido de cálcio, que tem por finalidade o controle da acidez dos solos; na metalurgia extrativa é utilizado para separar a escória (que contém impurezas, especialmente areia) do ferro; assim como no tratamento de água; estabilização de solos; obtenção de argamassas de assentamento e revestimento misturas asfalticas; fabricação de blocos construtivos, entre outros usos diversos.



Os comentários estão encerrados.